segunda-feira, 30 de julho de 2012

Locadora oferece frota especial para portadores de necessidades especiais

Como a Lokamig enfrenta o desafio de incorporar pessoas com limitações físicas ao mundo dos carros.

No Brasil existem mais de 25 milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais.  Segundo o censo demográfico do IBGE de 2000 destes, mais de 1,5 milhões são deficientes físicos. E mesmo diante de números tão significativos nem sempre eles recebem tratamento adequado.  Em geral as cidades não estão preparadas para atendê-los faltando desde simples rampas de acesso a calçadas e ônibus, a banheiros adaptados em locais públicos.
Realidade que aos poucos vêm sendo modificada por meio de iniciativas que proporcionam melhor qualidade de vida a esta população. Atitudes como a da Lokamig Rent a Car, primeira locadora de veículos no Brasil e única em Belo Horizonte a disponibilizar em sua frota carros adaptados para deficientes físicos. “Apesar de ser um nicho de mercado bem específico, não nos preocupamos com a rentabilidade, mas fazemos questão ter estes carros, pois acreditamos que assim contribuímos ainda mais com a sociedade”, afirma Saulo Júnior, diretor de processos.
A adaptação dos veículos atende a um público carente de serviços dando-lhes autonomia para dirigir com segurança e comodidade. O empresário Leonardo Amantino e Moura da empresa Hélio Adaptações explica como são feitas as modificações. “Na linha de direção instalamos a embreagem automática, freio e acelerador manual, dispositivo esférico para volante que facilita as manobras e central de comandos elétricos que é instalado no volante com comandos de setas, busina, farol e alerta”. Na linha de transporte de passageiros é instalada plataforma eletro hidráulica na traseira ou lateral dos veículos maiores que permite o encaixe seguro de cadeiras de rodas. “Todas as adaptações que realizamos são vistoriadas e aprovadas pelo Detran e Inmetro”, garante Leonardo.

O analista financeiro Sandro Waldez de Souza Oliveira, 32 anos, possui tetraparesia, ou seja, paralisia parcial dos membros superiores e inferiores. O que não o impede de realizar todas as suas atividades, inclusive dirigir. “Depois que vendi o meu carro que era todo adaptado comecei a pesquisar onde poderia alugar um veículo caso precisasse. Para minha surpresa encontrei o serviço apenas na Lokamig”. Sandro afirma que encontrar uma empresa que se preocupe em atender às necessidades específicas dos portadores de deficiência é coisa rara, sinônimo de respeito e civilidade. “Isto prova que a Lokamig tem consideração com a gente e sabe que somos consumidores como quaisquer outros”.
Por: Daniela Costa – Revista Encontro / Edição Especial 30 anos Lokamig

domingo, 29 de julho de 2012

OS DIREITOS HUMANOS DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA


Muito se tem falado sobre direitos humanos de presidiários, índios, crianças, idosos, mulheres, homossexuais, etc. As ONGs - Organizações Não Governamentais, que representam os Direitos Humanos são dirigidas em sua grande maioria por pessoas sensíveis e esclarecidas, mas que ignoram as condições subumanas das pessoas portadoras de deficiência.
Nem sempre só violência física é que conta na violação de Direitos Humanos; senão vejamos:
Em 1948, precisamente em 10 de dezembro a ONU - Organização das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Diz seu artigo 1: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, dotados que são de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros"; e em seu artigo 3: "Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança da sua pessoa".
A mesma Organização das Nações Unidas proclamou a em 09 de dezembro de 1975 a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes que diz em seu artigo 3: "As pessoas deficientes têm o direito inerente de respeito por sua dignidade humana. As pessoas deficientes qualquer que seja a origem, natureza e gravidade de suas deficiências, têm os mesmos direitos fundamentais que seus concidadão da mesma idade, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar uma vida decente, tão normal e plena quanto possível" ; e em seu artigo 8: "As pessoas deficientes têm o direito de ter suas necessidades especiais levadas em consideração em todos os estágios de planejamento econômico e social". Ainda a ONU, em 03 de dezembro de 1982 elaborou o Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência que diz em seu parágrafo 12: "A igualdade de oportunidades é o processo mediante o qual o sistema geral da sociedade - o meio físico e cultural, a habitação, o transporte, os serviços sociais e de saúde, as oportunidades de educação e de trabalho, a vida cultural e social, inclusive as instalações esportivas e de lazer - torna-se acessível a todos".
Todos esses documentos foram assinados pelo Brasil.Não bastasse isso temos a Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988 que diz em seu artigo 1º "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana". E seu artigo 3º "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
Onde está nossa dignidade de pessoa humana, onde está nosso direito à vida, como estão levando em consideração nossas necessidades especiais no planejamento econômico e social, e onde está nossa igualdade de oportunidades? Somos uma população muito grande em todos os países do mundo para continuarmos ignorados e esquecidos por décadas e décadas, sendo vítimas silenciosas de violações de Direitos Humanos.
Chegou a hora de colocarmos as violações que estamos sofrendo, como as violações de nossos Direitos Humanos. Não se pode mais esquecer que somos discriminados por causa de nossas deficiências. A grande maioria das vítimas está nos países subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento. São vítimas de violações aqueles que estão privados de sua liberdade por não terem uma cadeira de rodas, uma rampa para atingir um local público ou um transporte adaptado; também aqueles que não têm acesso à educação por não contarem com meios adequados de comunicação ou facilidades de acesso ao meio físico e aqueles desempregados que são tratados como seres de segunda categoria em países pobres do mundo.



texo by Rui Bianchi do Nascimento, deficiente físico, bibliotecário.

http://www.sandrowaldez.com.br/

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cultura no Lixo

Nossa cultura esta jogada no lixo.
Cresci aprendendo a valorizar os livros e a cuidar deles pois é excelente fonte de conhecimento.
Depois de explorado pode ser doado para compartilhar este conhecimento com outros e assim num ciclo quase interminável.
Bom deveria ser assim, coisa que em nosso pais por varias vezes é esquecida. Quando não é pelo governo e por nossos governantes, que deixam nossas escolas sem estrutura sem bibliotecas, sem professores pagos com salários decentes.
Bem hoje voltando do trabalho vi esta cena que me deixou estarrecido. A tristeza da nossa cultura jogada no lixo e enterrada em um lixão.

 Algums minutos depois veio caminhão de lixo e levou tudo.


http://www.sandrowaldez.com.br/

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O mais cruel é que o desrespeito reflete a desigualdade'

No país em que são assassinadas 148 pessoas por dia, em números ainda de 2009, segundo o IBGE, o que falta é um profundo respeito pela vida humana. O mais cruel é que o desrespeito reflete a desigualdade. Os mais maltratados são os mais pobres.
O que sofrem os doentes renais crônicos em Sergipe acontece em outros estados do Nordeste, do Norte, do centro-oeste, e até do Sul e Sudeste. A rede pública não está equipada para atender quem precisa. Como disse um político cearense para um médico amigo meu: hospital para pobre, para que luxo? O desrespeito tem a audácia de fazer ironia.
Com o transporte público a relação é parecida. Em Brasília, na capital do país, por exemplo, os ônibus são velhos, tem goteiras, caem aos pedaços e ai de quem precise embarcar de cadeira de rodas. A lei manda que o ônibus tenha elevador, para o passageiro com cadeira de rodas ter acesso. Pois nem fora do ônibus há acesso. Faltam rampas no meio-fio, as calçadas têm buracos e são mal pavimentadas.
Tudo isso é resultado dessa cultura de desrespeito à vida humana, no país que adora falar em direitos humanos. Só fala, enquanto agride esses direitos. E para fingir que está tudo bem, escreve leis afirmando que todos são iguais perante a lei, que cadeirante pode entrar no ônibus, que a saúde é direito de todos.
 
Comentario de Alexandre Garcia Sobre a reportagem vinculada no Bom dia Brasil comigo no dia 16-07-2012 http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/07/cadeirantes-enfrentam-desafios-para-usar-transporte-publico-em-minas.html

http://www.sandrowaldez.com.br/

sábado, 14 de julho de 2012

Absurdo na Camara Municipal de BH!










Ronaldinho
Há pouco mais de um mês em Belo Horizonte, onde joga pelo Atlético, Ronaldinho Gaúcho já vai receber o título de ‘Cidadão Honorário’ da capital no próximo dia 30, às 19h, na Câmara Municipal.

O autor do requerimento é o vereador Daniel Nepomuceno (PSB), que também é vice-presidente do Galo.

Segundo nota da assessoria do vereador, o título “trata-se de um reconhecimento da sociedade a importantes personalidades que se destacam na área social, cultural, política, artística e esportiva.”
 “Absurdo. O camarada está na cidade há menos de um mês e já recebeu esse título. E os cidadãos que trabalham e moram em BH há anos, mesmo não sendo daqui? Desculpem-me os que discordam da minha opinião, mas me parece absurdo isso. Ônus ao cidadão que paga as contas da Câmara e bônus algum para a cidade” Comentário do face.

A pergunta que fica é simples.
Você vai continuar a reeleger este tipo de político, que utiliza a maquina publica sem responsabilidade alguma?
Que homenageia um jogador de futebol que não fez nada(NADA) por Belo Horizonte, sou atleticano mas não concordo com este tipo de atitude, fica minha revolta com nossos vereadores que tomaram esta decisão e com os que se omitiram e permitiram este absurdo.
Vamos renovar a Camara Municipal by Sandro Waldez 43.777


http://www.sandrowaldez.com.br/

quarta-feira, 11 de julho de 2012

 

BB abre linha de crédito para aquisição de produtos de Tecnologia Assistiva como Programa de Governo

BB Crédito em Acessibilidade
Em novembro/2011, a Presidenta Dilma Rousseff lançou o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade em prol da promoção à cidadania e ao fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, da sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população. O BB integra as ações de fortalecimento da acessibilidade e elaborou uma linha de crédito para aquisição de produtos de Tecnologia Assistiva. Com foco no público com renda até 10 salários mínimos.
A linha BB Crédito Acessibilidade disponibilizada pelo Banco do Brasil, permite que os clientes tenham acesso ao crédito para comprar os equipamentos necessários para o bem estar no dia a dia. Esta modalidade destina-se ao próprio deficiente ou a um terceiro que queira adquirir tais equipamentos para destinar a outra pessoa.
Características 
Linha de crédito destinada ao financiamento de bens e serviços voltados para Pessoas com Deficiência.

Quem pode contratar 
Clientes pessoas físicas, correntistas do Banco do Brasil, com limite de crédito disponível e renda mensal bruta de até 10 salários mínimos.
Valor financiamento mínimo de R$ 70,00 e máximo de R$ 30.000,00 -
Taxa de juros: 0,64% ao mês; 
- Prazo: 04 a 60 meses;
- Carência: até 59 dias para o vencimento da primeira parcela.

Como contratar

Se você for correntista do Banco do Brasil
Procure uma agência e informe-se a respeito da sua situação cadastral e qual o limite disponível para financiamento. Para isso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço. De posse dessas informações, solicite uma simulação do financiamento: nº de prestações, valor das prestações etc.
Se você não for correntista do Banco do Brasil
Procure uma agência e informe-se sobre as condições da linha de crédito e saiba como abrir a sua conta corrente. Se for o caso, leve seus documentos de Identidade, CPF, comprovante de renda e endereço. A abertura da corrente bem como a disponibilização do limite está sujeita a pesquisa cadastral. 
Como adquirir o bem
De posse da informação de quanto há de limite de crédito disponível, prestação e prazo, compareça até o estabelecimento comercial, adquira o(s) bem(ns) e/ou serviço(s) constante(s) na lista de produtos ao lado (somente os bens informados na lista poderão ser financiados).
Como contratar a sua operação
Após a aquisição do bem (vide lista de produtos), leve a nota fiscal ou o cupom fiscal até uma agência do BB para a efetivação do financiamento. O crédito será liberado diretamente na sua conta corrente, devendo ficar uma cópia da nota na agência.
Somente serão aceitos documentos fiscais emitidos com prazo máximo de 30 dias


Garantia 


Esta modalidade não exige garantia de bens ou de terceiros


O rol de produtos que podem ser financiados pela linha de credito está relacionado na Portaria Interministerial nº 31, de 1º de fevereiro de 2012. No site do Banco do Brasil, no link http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/ListaBensFinanciav.pdf tem a lista completa de produtos.
A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 07/02/2012, páginas 18 e 19, e tem a lista completa. Está disponível no link http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=18&data=07/02/2012. A portaria faz referência à Medida Provisória nº 550, que você citou.
No site do BB, (http://www.bb.com.br/portalbb/page17,19314,19314,0,0,1,1.bb) tem mais informações sobre a linha de crédito.
A lista de produtos não está acessível no portal!!!  

Portanto aí vai a Lista de Produtos que podem ser adquiridos pelo crédito acessibilidade do
Banco do Brasil

Acionadores

Adaptação de Veículo Automotor

Adequação Postural Alternativa Alternativa de Output por Voz

Andadores

Cadeira de Rodas

Cadeiras de Rodas Motorizadas

Computador Portátil Braille

Guincho de Transferência

Impressora Braille

Interfaces Para os Acionadores

Leitores com Software OCR

Leitores de Tela

Lupas Eletrônicas de Mesa

Lupas Eletrônicas Portáteis

Mobiliário Acessível

Mouses Alternativos

Scanner de Mesa

Scanner

Leitor Portátil

Software de Comunicação

Teclado Braille

Vocalizadores

Porém creio que a pessoa interessada deve dirigir-se ao Banco do Brasil porque pode haver desdobramentos, ou outras informações sobre esses produtos!



http://www.sandrowaldez.com.br/

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Candidato a Vereador

Com o coração cheio de esperança e a cabeça cheia de idéias, comunico aos meus amigos e conhecidos que sou candidato a vereador de BH esse ano. Faço isso acreditando que ainda há meios para lutar pelos direitos dos deficientes, já que não adianta esperar que os outros o façam por nós, vou "arregaçar as mangas" e correr atrás de melhores condições não só para o deficientes físicos como para toda a população de Belo Horizonte.
Conto com vocês para entrar comigo nessa jornada e fazer de BH uma cidade melhor para todos.
Abraços
Sandro Waldez  43.777
http://www.sandrowaldez.com.br/