quinta-feira, 16 de maio de 2013

"Sonho em disputar as Paraolimpíadas"

"Sonho em disputar as Paraolimpíadas"

É com muita garra e determinação que Sandro Waldez de Souza Oliveira, mineiro de 34 anos, está prestes a enfrentar um grande desafio: participar da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. Esta proeza era inimaginável há algum tempo atrás, quando perdeu o movimento das pernas após ser atingido por uma bala perdida, quando ainda era um adolescente de 16 anos de idade. Sandro passou por momentos muito difíceis, mas acabou aceitando sua nova condição e aprendendo a lidar com isso: “Sou hoje um homem com o coração cheio de esperança, a cabeça cheia de ideias e o mais importante: com vontade de fazer acontecer. Desde sempre descobri que os limites quem impõe é você mesmo. E para superá-los basta ter atitude”.


Como é seu Trabalho?

Trabalho no controle de estoque e emissão de notas em Belo Horizonte. 



Você conhece o programa de incentivo ao esporte do Governo Se sim, o que acha dele? 

Conheço sim, é uma iniciativa que ajuda mas não resolve o problema, esta iniciativa deveria ser copiada por varias empresas do nosso país, acredito que o envolvimento dos voluntários e apoiadores é de suma importância para o incentivo e o crescimento dos que praticam esportes e são acolhidos pelo programa. 


Na sua opinião, ainda há no mercado muito preconceito em relação aos profissionais que são portadores de alguma deficiência?
Não faltam vagas para os deficientes, mas em geral as oportunidades poderiam ser melhores. Além dessa questão, temos outras dificuldades inclusive para chegar ao trabalho devido a falta de transporte público adequado  e a falta de respeito das pessoas em geral. 


Poderia comentar um pouco sobre sua deficiência?

Aos dezesseis anos, fui vítima da violência urbana: uma bala perdida me deixou sem os movimentos das pernas, dependendo da cadeira de rodas para me locomover. Assim como para inúmeros cadeirantes, um dos maiores obstáculos para continuar a estudar é o transporte público e a dificuldade de acesso às instituições de ensino. Mesmo com tantas dificuldades, fui dando a volta por cima, o tempo passou e continuei reivindicando meus direitos e dos deficientes. Voltei a estudar, conclui com determinação o 2º grau e agora estou fazendo curso superior de Engenharia de Produção..

Como será a sua participação na II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas? Quais as suas expectativas?

Vou participar da II Copa Brasil de esgrima que ira acontecer em São Paulo nos dias 06 a 09 de Junho, competindo na espada. Minha expectativa é ganhar mais experiência para conquistar uma vaga na seleção de esgrima, mas estou ciente que não será fácil trilhar este caminho. Tenho determinação e força de vontade para continuar meu treinamento. A Copa do Brasil irá me auxiliar a identificar quais são os pontos fracos  que preciso evoluir, pois vou competir com os melhores atletas da esgrima do nosso país, dentre eles medalhistas paraolímpicos.  Gostaria também de aproveitar a oportunidade, de agradecer a todos aqueles que se dispuseram a ajudar na realização deste sonho. E que acreditaram e apoiaram a torna-lo realidade.


Qual a importância da participação de deficientes no mundo do esporte?

Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde.  São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.   No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima O esporte é muito importante para mim, pois com ele, sinto que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações.

Um comentário:

  1. Muito bacana sua determinação e força de vontade. Parabéns pelo esforço e conte comigo. Abc

    ResponderExcluir