segunda-feira, 30 de julho de 2012

Locadora oferece frota especial para portadores de necessidades especiais

Como a Lokamig enfrenta o desafio de incorporar pessoas com limitações físicas ao mundo dos carros.

No Brasil existem mais de 25 milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais.  Segundo o censo demográfico do IBGE de 2000 destes, mais de 1,5 milhões são deficientes físicos. E mesmo diante de números tão significativos nem sempre eles recebem tratamento adequado.  Em geral as cidades não estão preparadas para atendê-los faltando desde simples rampas de acesso a calçadas e ônibus, a banheiros adaptados em locais públicos.
Realidade que aos poucos vêm sendo modificada por meio de iniciativas que proporcionam melhor qualidade de vida a esta população. Atitudes como a da Lokamig Rent a Car, primeira locadora de veículos no Brasil e única em Belo Horizonte a disponibilizar em sua frota carros adaptados para deficientes físicos. “Apesar de ser um nicho de mercado bem específico, não nos preocupamos com a rentabilidade, mas fazemos questão ter estes carros, pois acreditamos que assim contribuímos ainda mais com a sociedade”, afirma Saulo Júnior, diretor de processos.
A adaptação dos veículos atende a um público carente de serviços dando-lhes autonomia para dirigir com segurança e comodidade. O empresário Leonardo Amantino e Moura da empresa Hélio Adaptações explica como são feitas as modificações. “Na linha de direção instalamos a embreagem automática, freio e acelerador manual, dispositivo esférico para volante que facilita as manobras e central de comandos elétricos que é instalado no volante com comandos de setas, busina, farol e alerta”. Na linha de transporte de passageiros é instalada plataforma eletro hidráulica na traseira ou lateral dos veículos maiores que permite o encaixe seguro de cadeiras de rodas. “Todas as adaptações que realizamos são vistoriadas e aprovadas pelo Detran e Inmetro”, garante Leonardo.

O analista financeiro Sandro Waldez de Souza Oliveira, 32 anos, possui tetraparesia, ou seja, paralisia parcial dos membros superiores e inferiores. O que não o impede de realizar todas as suas atividades, inclusive dirigir. “Depois que vendi o meu carro que era todo adaptado comecei a pesquisar onde poderia alugar um veículo caso precisasse. Para minha surpresa encontrei o serviço apenas na Lokamig”. Sandro afirma que encontrar uma empresa que se preocupe em atender às necessidades específicas dos portadores de deficiência é coisa rara, sinônimo de respeito e civilidade. “Isto prova que a Lokamig tem consideração com a gente e sabe que somos consumidores como quaisquer outros”.
Por: Daniela Costa – Revista Encontro / Edição Especial 30 anos Lokamig

Nenhum comentário:

Postar um comentário