sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.



Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiênciaé celebrado em 21 de setembro no Brasil.
Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.
Oficialmente, esta data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982.
A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.
O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.
O fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação. As pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.
"No Brasil temos uma falsa inclusão social da pessoa deficiente. Ao invés de garantir que os direitos dos deficientes sejam respeitados, o estado adota medidas paliativas mascaradas de cotas, benefícios dentre outros, e nem esses "Benefícios" que o estado oferece como compensação de não conseguir que os direitos sejam iguais a todos. São realmente cumpridos. Em 23 anos que sou cadeirante, lógico muita coisa mudou, muita mesmo! Mas hoje estamos longe da sociedade ideal onde o individuo faça parte do todo.
Principalmente em tempos de radicalismos onde minorias que sempre lutaram muito para garantir o mínimo de dignidade, hoje corre sérios riscos de perder tudo aquilo que conquistou. Pois hoje enfrentamos discursos de que as "minorias devem se curvar a maioria". Essa minha preocupação é real, me preocupa quando dizem que tenho que ser igual a todos, sou um ser único, com características exclusivas, e necessidades.
Por isso peço estamos perto das eleições não seja radical por que o radicalismo não enxerga o todo apenas parte do todo."

Agradeço seu tempo, gostou compartilha.

Abraços

Sandro Waldez


Fonte https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia/

2 comentários:

  1. Muito importante este texto,devia ser visualizado por todas pessoas que podem fazer mais por estas pessoas e não o fazem.

    ResponderExcluir