quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Teremos Lunetas em Pontos Turisticos de BH. Não Inclusiva sem acessibilidade.

Rua Sapucaí e Mirante Mangabeiras, em BH, terão lunetas em novembro

O belo horizonte já proporcionado por dois importantes cartões-postais da capital ficará ainda mais atrativo. A rua Sapucaí, no bairro Floresta, Leste da cidade, e o Mirante Mangabeiras, na região Centro-Sul, vão receber lunetas. Os equipamentos serão inaugurados no próximo mês, como parte das comemorações dos 121 anos da metrópole. A observação por meio dos instrumentos será gratuita.
Ao todo, serão instalados cinco aparelhos que permitirão uma visão em 360 graus. A ideia é que o morador e o turista tenham “experiências cativantes ao admirar o município”, define o presidente da Belotur, Aluizer Malab.
As lunetas, segundo ele, são oportunidade para que a pessoa observe detalhes que não vê no dia a dia. “No Mangabeiras, poderão avistar um panorama gigantesco de BH. Na Sapucaí, mesmo o local sendo um pouco menor, mas não menos importante, a cidade também estará em foco, ainda mais com as pinturas do Circuito Urbano de Arte (Cura)”, diz.

"Novidade faz parte das comemorações dos 121 anos de Belo Horizonte; serão dois aparelhos na rua Sapucaí e três no Mirante Mangabeiras 


Localização
A Sapucaí terá dois instrumentos, um em frente ao número 265 e outro na esquina com avenida Francisco Sales. Já no Mirante, três serão colocados nos decks de madeira.
Cada luneta terá 1,60 metro de altura e será pintada em uma cor semelhante à ferrugem, para não impactar a paisagem, detalhou Aluizer Malab. Elas terão uma lente que dispensa ajustes, podendo ser manuseada por crianças e até pessoas mais velhas. O poder de aproximação vai variar de dez a 40 vezes. O presidente da Belotur adiantou que outros pontos turísticos da capital também terão os instrumentos, mas ainda sem data definida. 
Proprietário da empresa que irá produzir os aparelhos, Moacir Virtuoso diz que os equipamentos serão de alumínio fundido, resistente a qualquer condição climática. “O pedestal, mais arredondado, tem chapa de aço antiderrapante (tipo piso de ônibus), de forma a garantir a acessibilidade e segurança para todas as pessoas”. 
Ainda conforme o fornecedor, modelos semelhantes aos que serão implantados em Belo Horizonte também foram colocados nas Cataratas do Iguaçu (PR) e nos fortes do Exército no Rio de Janeiro, no Leme e em Copacabana, dentre outros locais. “Agrega valor ao turismo”, avalia.
(Colaborou Renata Galdino)

Meu questionamento a Prefeitura de Belo Horizonte.

A iniciativa da instalação da lunetas é uma ótima oportunidade para os turistas e moradores de Belo Horizonte, usufruírem do prazer em observar nossa belíssima cidade, mais de perto.
Exemplo da rua Sapucai que com a instalação poderemos ver de mais perto as obras de arte pintadas na fachadas dos prédios do centro da cidade.
Será instalado também no mirante dos mangabeiras. Meu questionamento a prefeitura de Belo Horizonte se dentro do projeto existe a inclusão. Existe no planejamento a instalação do equipamento voltado à pessoa com deficiência? Pois o equipamento ira medir 1,60m e um cadeirante mal chega a 1,30m.
Iremos comemorar os 121 anos da cidade, com o horizonte mais bonito deste pais de forma inclusiva?

Hem Prefeitura de Belo Horizonte?

Na data de ontem 10/10/2018, que por sinal é o (Dia Internacional ao Combate a Violência Contra a Mulher) ! Enviei um e-mail com este questionamento a Belotur, Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte. E até a data da publicação deste, não nos respondeu.
Atualizando as informações !!!
ATUALIZANDO O POST.

Nesta tarde de 11/10/2018 que por sinal é dia da pessoa com deficiência,  a Belotur por meio de sua assessoria de imprensa, entrou em contato para responder meu questionamento a respeito da acessibilidade do equipamento em questão.
Segundo a Belotur neste primeiro momento a acessibilidade não será contemplada nestes equipamentos que serão implantados em novembro.
Sendo prevista a instalação em um segundo momento dependendo da aceitação e educação dos usuários. Esse segundo momento seria uma ampliação do projeto, onde seriam contempladas outras localidades dentro da cidade.
Fica aqui também o agradecimento a pronta resposta da Belotur a demanda.
Aguardamos novidades sobre o Turismo em nossa Belo Horizonte.

Pessoal vale lembrar o site de Belo Horizonte onde podemos achar mais informações e dicas (http://belohorizonte.mg.gov.br/)


Vale lembrar acessibilidade é um princípio a ser seguido em todos os ambientes, sejam públicos, institucionais, governamentais, empresariais, comerciais, sociais, familiares ou privados. Dessa forma, acessibilidade é um direito universal (não apenas de pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida). Ela gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental, dependendo, porém, de mudanças de cultura e atitude. Ficou interessado no Brasil, a norma que estabelece critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade é a ABNT NBR 9050.

Gostou ? Compartilha.

Abraços 


Sandro Waldez







Reprodução da reportagem do hoje em dia do dia 10/10/2018
(link da reportagem horiginal http://hoje.vc/228d4)

Um comentário:

  1. Olá, Sandro. Tudo bem? Gostaria de fazer contato com você. Eu e Laura Martins (do blog Cadeira Voadora) estamos em busca de onde possa existir uma luneta com desenho universal para implantarmos em BH. Você tem alguma pista disto?

    ResponderExcluir